Como fazer um planejamento financeiro para 2021!
Aprenda a fazer o seu planejamento financeiro para 2021!
Hoje vamos falar de maneira clara e direta por qual razão você deve fazer um planejamento financeiro para 2021.
A verdade é que você tem o poder para influenciar diretamente o seu futuro. Pelo menos em grande maioria dos aspectos.Mais do que apenas se adaptar, você pode moldá-lo, levantar alicerces e ajudar na construção da vida que você deseja.
Tudo isso começa com um planejamento financeiro para 2021.
Hoje nós vamos lhe passar dicas incríveis de como elaborar o seu. Fique confortável e aproveite a leitura.
Faça o seu diagnóstico financeiro
O primeiro passo para um planejamento financeiro para 2021 eficaz é realizar o diagnóstico da sua situação atual.
Ou seja, de forma resumida e simples, você tem que saber exatamente o quanto ganha e como você gasta seu dinheiro.
Pois, assim como um médico não consegue passar um tratamento adequado sem ter um diagnóstico, nas finanças, você precisa primeiro responder algumas perguntas:
- Quanto você ganha por mês?
- Quanto você gasta por mês?
- Qual parcela do seu dinheiro está comprometida com dívidas?
- Quais são as suas despesas fixas e variáveis?
- Quanto você precisaria por mês caso acontecesse algum imprevisto (como o desemprego)?
A melhor e mais precisa maneira de realizar um bom diagnóstico financeiro é assumindo um compromisso de registrar todos os seus gastos e ganhos mensais. Para isso, você pode utilizar algumas opções como: caderno, planilhas ou aplicativos. Mas lembre-se, o mais importante é não negligenciar e realizar essa tarefa.
Se você gosta de tecnologia, pode procurar aplicativos. Há inúmeros tipos, com todas as funcionalidades necessárias.
Veja também: CUIDADOS AO COMPRAR UM APARTAMENTO NA PLANTA
Estabeleça objetivos claros
Seu planejamento financeiro vai começar pelos objetivos a longo prazo para depois ver as metas a curto prazo.
Importante: seja realista! Se sua vida financeira se encontra em dificuldades, não espere resultados tão prontamente. Algumas metas que seriam a curto prazo vão ter que ficar para mais tarde, até que você consiga se reestruturar.
As metas a curto prazo devem prever um desgaste natural do mercado, devido à crise financeira causa pela pandemia do coronavírus.
O segredo está em calcular a média ganha pelo menos nos últimos seis meses. Com esse valor, é possível ter uma projeção para o primeiro semestre do próximo ano. O seu planejamento financeiro para 2021 tem que seguir a tendência da média.
Jamais faça planos assumindo valores muito acima dos seus ganhos atuais. Esse é um erro que acaba deixando todo o planejamento fora da realidade e, cada vez mais distante o sonho de conquistar o seu tão sonhado apartamento.
Saiba mais: VOCÊ SABIA QUE HÁ UM DESCONTO ESPECIAL NO REGISTRO DO PRIMEIRO IMÓVEL?
Planeje-se para quitar suas dívidas
Após organizar o seu orçamento, você conseguirá entender melhor qual o cenário atual e também quais despesas podem ser cortadas para que você consiga quitá-las com mais rapidez.
Antes de começar a poupar, é importante que essas pendências estejam resolvidas, pois isso evitará que você pague mais juros e ainda tenha que se preocupar com essa questão, além de permitir que você assuma financiamentos novos para investimentos importantes, como a compra de um apartamento ou terreno.
Seja realista
Estabelecer objetivos que não estão dentro da sua realidade é um dos motivos mais comuns para as pessoas desistirem do planejamento financeiro. Isso pode até ser considerado uma auto sabotagem.
Você pode estabelecer metas a longo prazo como se fosse uma escada. No primeiro momento, você conquista algo menor para mais tarde atingir objetivos maiores, como por exemplo: você faz um consórcio para compra de um imóvel para investir.
Conquistando este imóvel você abre as portas para vários tipos de investimentos que podem aumentar a sua renda mensal.
Pode revender o imóvel garantindo um lucro com a venda, ou ainda alugar o imóvel para obter uma renda mensal, montar uma pousada, entre outros. Com o dinheiro a mais que vai entrar é possível traçar metas que antes poderiam ser consideradas mais complicadas.
Dessa maneira, vá pensando na escada da sua vida financeira, de um imóvel você pode passar para dois, e assim por diante, seguindo as suas finanças e a sua determinação.
Corte gastos dispensáveis
Toda pessoa, independentemente do estilo de vida, pode encontrar formas de reduzir as suas despesas e, com isso, economizar.
Deste modo, o primeiro passo para fazer cortes nos seus gastos, é identificar quais são eles. Logo, tenha em mente todos os custos fixos e variáveis do seu dia a dia, entendendo onde é possível fazer cortes.
No entanto, é necessário fazer cortes estratégicos. O que isso significa? Que eles não podem interferir negativamente na sua segurança, por exemplo, ou na sua saúde.
Portanto, o planejamento financeiro 2021 é uma etapa indispensável para garantir que você tenha o controle dos seus gastos, seja capaz de atingir os objetivos financeiros e comece a planejar a compra do seu primeiro apê.
E acredite, adquirir um imóvel de qualidade é muito mais fácil do que você pode imaginar. Entre em contato conosco e conheça todas as opções e facilidades incríveis para você.
Agradecemos a leitura e até a próxima.
Notícias Mais Vistas
Egydio dos Santos inaugura Plantão de Vendas do lançamento Residencial Ilha de Paros
Visualizações: 8838