janeiro de 2019

Medidas que você precisa saber sobre o seu apartamento

Você sabe comprar móveis? Mas, você sabe mesmo? Então vamos lá: qual é o espaço de circulação mínimo para deixar ao redor da cama? Quanto deixar de recuo para as cadeiras? Você não sabe o que é um recuo de cadeira, sabe? Vem cá, você precisa de ajuda!

Hoje nós vamos conversar com você, que está pensando em comprar um apartamento novo e vai mobiliar um apartamento recém adquirido, ou apenas revisar o layout da sua casa atual.

Saiba que existe uma porção de medidas que você precisa ter em mente na hora de comprar os seus móveis. Ou então você vai acabar comprando uma mesa linda, mas não vai ter espaço para puxar as cadeiras. Ou aquela estante maravilhosa, que fica bem na frente da porta.

Para evitar erros assim, nós vamos mostrar todas as medidas necessárias para você considerar antes de comprar os seus móveis.

Sala

Portas e janelas

Vamos começar pelo mais simples, como lidar com portas e janelas?

Bem, para as portas, é importante que você deixe pelo menos 5cm além do comprimento da folha. Ou seja, se a porta aberta tem 80cm, seus móveis devem estar à uma distância de 85cm da porta.

Assim o risco de os móveis baterem ou interferirem na passagem da porta fica reduzida.

Já no caso das janelas, existem algumas regrinhas.

Primeira: jamais coloque um móvel que cubra a janela. Além de ficar esteticamente horrível, o sol, o vento e a chuva, serão responsáveis pela diminuição da vida útil do móvel.

Tome nota: o padrão brasileiro é manter as janelas com 120cm de altura. Ou seja, garanta que os seus móveis estejam abaixo dessa altura, ou posicione eles nas laterais da mesma.

Sofás, poltronas e mesa de centro

Sempre considere uma distância mínima de 10cm entre o braço do sofá e a parede do cômodo. Esse espaço pode ser usado para a instalação de cortinas, etc. Essa regra também vale para poltronas.

Ah, e as mesas de centro devem estar entre 50 a 60cm do sofá, assim não vai atrapalhar as pernas de ninguém.

Regra de circulação

A circulação ideal em ambientes internos é de 60cm. Ou seja, nenhum caminho interno deve ter um valor menor do que esse. Isso serve para guiar o posicionamento de plantas, mesas, cadeiras etc.

Sala de jantar e cozinha

Agora vamos lidar com os itens específicos da sala de jantar e/ou da cozinha. Vejamos:

Mesas e cadeiras

Regrinha básica: deixe sempre 60cm atrás de qualquer cadeira para o recuo dela (agora você já sabe o que é o recuo de uma cadeira)

Já para as mesas, é permitido que uma face da mesa fique encostada na parede, contanto que não atrapalhe o espaço mínimo do recuo de nenhuma das cadeiras.

Espaço interno da cozinha

Para a cozinha, a circulação mínima deve ser diferente. A indicação é de que o espaço mínimo de 80cm seja respeitado, isso porque este é um cômodo de maior circulação quando em uso – já viu alguém cozinhar muito parado? Pois é…

Sabemos como nem sempre isso é fácil, então, vamos dar algumas dicas extras para aproveitar o espaço:

Fogão

O espaço entre a frente do fogão e a parede não pode ser inferior à 80cm. Uma vez que do fogão sairão alimentos quentes, é preciso que haja espaço para que os usuários possam se movimentar sem esbarrar em nada.

Geladeira

O espaço ideal na frente de uma geladeira é de 1metro. Isso acontece, pois, a porta da geladeira costuma ter entre 50cm e 65cm, então, é preciso deixar um corredor para que seja possível circular mesmo com a porta aberta.

Posição dos armários

A altura dos armários vai influenciar diretamente no aproveitamento do espaço acima da pia, calma, vamos explicar.

O armário deve estar posicionado em uma altura que dê para colocar, por exemplo, uma prateleira para forno micro-ondas. Ou suportes para os utensílios de cozinha. Portanto, na hora de planejar os armários, peça ao projetista que elabore algumas soluções visando estes itens. Porém, lembre-se que o armário superior não pode ser tão profundo quanto ao inferior, para que você não bata a cabeça e acabe se machucando.

Não é possível criar uma medida padrão, afinal de contas, cada cozinha terá uma pia específica e um layout próprio. Apenas lembre-se de dar mais atenção aos projetos que utilizam bem o espaço acima da pia – principalmente em apartamentos menores.

Quartos

Vamos analisar a posição dos móveis dentro dos quartos.

Circulação

Como foi o caso da sala, a circulação nos quartos não deve ser inferior à 60cm. Ou seja, para cama de casal, é importante que cada lado dela esteja à, no mínimo, 60cm da parede. Isso impede que um acorde ao outro na hora de se levantar, por exemplo!

Enquanto isso, as camas de solteiro podem possuir apenas uma saída. Deixando uma das laterais encostada na parede.

Guarda-roupas

Para o guarda-roupas é importante que se tenha cuidado com o espaço de abertura das portas e gavetas. Normalmente, 70cm são o bastante para que você consiga utilizar o guarda-roupas sem esbarrar nos móveis. Mas esse valor varia bastante, dependendo do modelo.

Em apartamentos menores é recomendado que o projeto seja feito com um guarda-roupa com portas de correr. Apenas essa modificação no modelo já será responsável pela economia de um espaço valioso no cômodo.

Não foi tão difícil assim, foi?

Com essas medidas em mente você já será capaz de organizar melhor o espaço interno do seu apartamento e garantir que a sua vida fique muito mais organizada e funcional.

Se quiser conhecer um empreendimento que obedeça a todos estes itens, confira o nosso link.

Perceba que um bom projeto auxilia muito na hora de criar uma decoração confortável e atraente.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais.

Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Acompanhe as nossas publicações, estamos sempre trazendo dicas e novidades.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

relacionados

leia o artigo
junho de 2025

Glossário do comprador: os termos que você precisa conhecer

Segundo pesquisa da Loft, três em cada dez brasileiros pretendem comprar imóveis visando investimento. Para se dar bem nessa compra, é importante conhecer bem a área, incluindo os principais termos do mercado imobiliário. Neste texto, abordaremos os principais termos que você deve conhecer e o que cada um significa. Dessa forma, você terá mais autonomia […]

leia o artigo
maio de 2025

Rentabilidade acima da média: o que faz um empreendimento se destacar?

Quando falamos de investimentos imobiliários, a rentabilidade é um dos fatores mais determinantes para o sucesso de uma aplicação.  Afinal, mais do que adquirir um bem, investidores buscam patrimônio seguro, valorização contínua e retornos acima da média. Mas, o que realmente diferencia um empreendimento imobiliário e o coloca à frente do mercado? A resposta está […]

leia o artigo
maio de 2025

Ribeirânia ganha novo empreendimento com assinatura Egydio dos Santos: conheça o Allure

Um novo conceito de viver bem está prestes a nascer em Ribeirão Preto.  Localizado em uma das regiões mais valorizadas e desejadas da cidade, o Allure é o mais novo lançamento da Construtora Egydio dos Santos, pensado para quem sabe viver com sofisticação, praticidade e estilo. Mais do que um projeto arquitetônico moderno, o Allure […]

leia o artigo
abril de 2025

Ribeirânia em alta: O crescimento acelerado do bairro e as oportunidades únicas dos novos lançamentos da Egydio dos Santos

O bairro Ribeirânia deixou de ser apenas uma promissora região para se tornar um verdadeiro símbolo de desenvolvimento planejado e bem-sucedido.  Localizada em uma área estratégica da cidade, a Ribeirânia oferece acesso facilitado às principais vias urbanas, como a Av. Presidente Kennedy e a Av. Castelo Branco, além de estar próxima a universidades, hospitais, centros […]

leia o artigo
abril de 2025

Imóveis de alto padrão: tendência e oportunidades para investidores

O mercado imobiliário brasileiro está em constante transformação, e um dos segmentos que mais se destaca atualmente é o de imóveis de alto padrão.  Com uma demanda crescente por sofisticação, qualidade de vida e segurança, este nicho tem atraído cada vez mais a atenção de investidores que buscam rentabilidade aliada à solidez patrimonial. Por que […]