dezembro de 2019

É hora de comprar imóvel para morar e investir!

Aproveite enquanto os preços no mercado imobiliário estão baixos e invista o quanto antes. Estamos exatamente em uma janela de oportunidades, que explicaremos em detalhes no artigo de hoje.

Como veremos, os valores dos imóveis fecharam em queda por três anos consecutivos, e agora a taxa de juros abaixou e o crédito aumentou. O que significa que, nesse exato momento, os imóveis estão com o preço baixo e o crédito está alto.

Essa janela de oportunidade não durará para sempre. Falaremos dela em detalhes.

Veja também: CENÁRIO ECONÔMICO É FAVORÁVEL À COMPRA DE IMÓVEL?

Dados da Abecip corroboram a decisão de investir em imóveis agora

O mercado imobiliário está otimista, essa sensação é explicada por meio dos dados divulgados pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

O levantamento mostra que o preço nominal médio dos imóveis residenciais em 10 capitais subiu 0,64% (em 2018). Significando um retorno positivo após três anos em queda, vejamos os números:

  • 2016 (queda de -2,26%); e
  • 2015 ( queda de -0,20%).

A pesquisa mostra também que 08 das 10 capitais pesquisadas tiveram elevação nos preços:

  • Belo Horizonte (0,27%);
  • Brasília (0,29%);
  • Porto Alegre (0,40%);
  • Goiânia (1,14%);
  • Curitiba (1,17%);
  • São Paulo (1,31%);
  • Fortaleza (1,31%);
  • Salvador (1,33%).

É importante reforçar que esses valores são obtidos a partir dos preços de imóveis vendidos por meio de financiamento bancário.

Mas, se os preços dos imóveis estão subindo, então como isso pode ser uma oportunidade?

Bem, nós temos um artigo completo explicando todas questões da taxa Selic e de como o mercado imobiliário está aquecido graças a essa baixa. Aqui apenas vale resumir em:

  • Os preços dos imóveis estavam caindo, pois, a compra era baixa graças aos juros altos. Com juros lá em cima o crédito era dificultado, sem crédito as pessoas não tinham meios de investir em imóveis, com estoque parado as construtoras tinham que baixar os preços. Isso se manteve de 2014 até 2017.

Mas, lentamente, o crédito voltou ao mercado e o ano de 2019 é conhecido como a menor taxa Selic, sendo assim, o crédito voltou ao mercado, as pessoas estão com meios para investir e, gradualmente, as construtoras vão vendendo o estoque e os preços tendem a subir.

Nada mais do que a pura lei da oferta e da demanda. Quem investir agora estará garantindo valorização ao longo dos anos. Continue acompanhando.

Leia mais: COMO COMPRAR UM APARTAMENTO SEM TER DINHEIRO GUARDADO?

Estimativas de crescimento da economia com a reforma da previdência e a reforma fiscal

O Banco Central aproveitou a melhora fiscal aberta pela reforma da Previdência e baixou os juros básicos. Sendo assim, muitos investidores toparam investir em títulos que pagam menos que a Selic. Soma-se ao fato de os juros terem caído em prazos mais longos revela que eles não devem voltar ao patamar de antes da reforma.

A reforma tributária também será responsável pela consolidação do momento financeiro. Essa que deverá incluir uma revisão ampla dos benefícios fiscais no país. Há também a expectativa de uma segunda fase na reforma da Previdência.

Mesmo assim, a redução dos juros observada no mercado de títulos vai chega a outras áreas da economia. Como o setor da construção civil, por exemplo.

Invista hoje mesmo: SAIBA COMO COMEÇAR A INVESTIR NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Investimento em imóveis é um mercado que cresce mesmo na crise

Além do aumento nos valores de imóveis, existe ainda o crescimento no total de consorciados. Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro, o Sistema de Consórcios fechou 2018 com 7,13 milhões de consorciados ativos. Aumento de 3,8% em relação ao ano de 2017.

Essa melhoria representa mais de R$ 106 bilhões em negócios e quase 2,6 milhões de adesões. Inserindo R$ 40 bilhões de reais no setor produtivo, apenas por conta do mercado de imóveis.

Vale a pena investir em imóveis mesmo com o dólar acima dos 4 reais?

Investir em imóveis no momento atual representa uma oportunidade única. Isso pois, após as quedas no preço nominal médio dos imóveis, os preços irão subir nos próximos anos.

Portando, é preciso aproveitar o cenário em os imóveis ainda estão com preços abaixo do que estarão em um cenário “normal”.

Conheça uma das melhores regiões para investir: POR QUE COMPRAR APARTAMENTO EM RIBEIRÃO PRETO?

Usar o FGTS como parte do investimento vale a pena?

O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) é uma ótima opção na hora de adquirir o imóvel. Além de render pouco ou quase nada enquanto mantido pelo governo, o FGTS pode ser sacado integralmente para compra de imóvel, ou seja, é uma oportunidade excelente para diminuir o valor da entrada e abater parte do financiamento sem nenhum custo direto ao comprador.

Veja como utilizar o seu FGTS para comprar o imóvel dos seus sonhos ou virar um investidor de sucesso

A Egydio, em parceria com a Caixa, oferece até 90% de financiamento com parcelas facilitadas em até 30 vezes pela construtora e saldo financiado pela Caixa. Essas vantagens estão sujeitas a avaliação de crédito pela CEF.

Grande construtora de Ribeirão Preto e região

A Egydio do Santos tem orgulho em ostentar o nome de uma das melhores construtoras de Ribeirão Preto e região. Projetos como Portofino Residencial e Trivilato Residencial apresentam números que defendem essa afirmação.

Cada um deles mostra valorizações que chegam até os 35%, atestando como a Egydio do Santos sempre escolhe os melhores lugares e desenvolve projetos que são feitos para quem compreende o mercado, a região e acredita no desenvolvimento e no progresso de Ribeirão Preto e cidades vizinhas.

O projeto Ilha de Paros é a nova oportunidade para quem deseja investir com garantia de retorno e segurança de fechar contrato com uma empresa que valoriza o cliente.

Localizado no excelente bairro Ribeirânia, o projeto Ilha de Paros tem tudo para ser o imóvel dos seus sonhos, ou o investimento decisivo que irá alavancar a sua vida. Saiba mais sobre ele aqui.

A informação é a melhor arma do investidos

Como você sabe, com informações é possível tomar as melhores decisões. Para manter-se com as melhores novidades e noticias do mercado assine a nossa newsletter, lá tratamos dos assuntos que são pertinentes aos investimento em imóveis.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

relacionados

leia o artigo
outubro de 2025

Apartamento automatizado x apartamento tradicional: qual vale mais a pena?

Imagine chegar em casa após um dia longo de trabalho e, com um simples toque no celular, as luzes se acendem, a temperatura do ambiente se ajusta e sua música favorita começa a tocar. Esse é o cotidiano de quem vive em um apartamento automatizado, onde tecnologia e praticidade se unem para transformar a experiência […]

leia o artigo
setembro de 2025

Revestimento em porcelanato: estética e praticidade em um só material!

Quando pensamos em montar ou reformar um lar, uma das escolhas que mais fazem diferença no resultado é o revestimento. Ele, além de definir o estilo dos ambientes, também interfere na rotina de quem mora ali. Um dos tipos mais procurados (e elogiados) é o revestimento em porcelanato. Ninguém quer uma casa bonita, mas que […]

leia o artigo
setembro de 2025

Como escolher o apartamento ideal para sua rotina?

Escolher o apartamento ideal para sua rotina não precisa ser um bicho de sete cabeças. Mais do que fotos bonitas em anúncios ou aquele “uau” quando você entra no decorado, a escolha deve levar em conta algo muito mais simples: sua rotina. Afinal, é ali que você acordará todos os dias, vai preparar o café, […]

leia o artigo
julho de 2025

Quais os principais eventos de Ribeirão Preto?

Se você acha que no interior não existem opções de lazer, está enganado! Em Ribeirão Preto, existem eventos o ano todo, e para todos os gostos! Seja para quem gosta de curtir um rock, dançar forró agarradinho ou ficar por dentro dos lançamentos literários. Participar dos eventos da cidade é uma ótima chance de se […]

leia o artigo
julho de 2025

Quais as vantagens de morar no interior de São Paulo?

Segundo um levantamento feito pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ipec, cerca de 65% dos moradores da capital paulista mudariam de cidade se pudessem. Uma das escolhas é o interior do estado. Muitas pessoas estão saindo de São Paulo porque cansaram da correria, do trânsito e do custo alto para viver, então […]