julho de 2019

Saiba como começar a investir no mercado imobiliário

Estamos no Brasil, onde grande parte da população aposta no investimento em imóveis como forma de garantia de segurança financeira e rentabilidade. 

Mas por que será que esse investimento continua a atrair milhares de novos investidores ano após ano?! 

Vamos conversar sobre isso e ainda daremos uma aula completa sobre como começar a investir no mercado imobiliário.

 

Veja também: como funciona o investimento imobiliário

 

A palavra da vez: Investimento está na moda 

 

Abra agora qualquer vídeo na internet e você receberá, em algum momento, uma propaganda falando sobre formas de investir, lançamentos e grandes soluções financeiras. “Torne-se um investidor hoje mesmo”, “veja esse investimento incrível”.

Ou seja, é uma palavra que está na moda, não dá para escapar.

Mas toda moda esconde uma oportunidade para quem souber a hora certa de agir. Então, se você deseja se tornar um investidor em 2019 está na hora de obter as informações certas. 

Os maiores especialistas em investimento afirmam: conhecimento e timing, esses são os dois segredos do sucesso. 

 

Estamos no melhor momento para investir em imóveis? 

 

Nós não estamos no boom imobiliário que aconteceu logo na virada da primeira para a segunda década dos anos 2000, o que não representa, necessariamente, uma má notícia. 

Na verdade, o investimento imobiliário é uma escolha conservadora na hora de selecionar a aplicação para o seu dinheiro. O que significa:

– Segurança: afinal, você ficará longe do jogo perigoso das altas e baixas do mercado. 

– Previsibilidade: a baixa oscilação do mercado permite saber e estimar sobre os ganhos futuros.

– Investindo na planta (no lançamento), você pode garantir grande rentabilidade, bem acima dos investimentos tradicionais do mercado.- Facilidade de negociação: sem a necessidade de grandes conhecimentos técnicos e teóricos. Contando com o apoio de uma equipe de corretores eficientes, mesmo uma pessoa sem experiência em investimentos será capaz de compreender o mercado. 

 

Conheça na prática: Investimento imobiliário de sucesso! Mais de 30% de valorização em 2 anos

 

E a valorização? 

 

Para começar, você precisa compreender que o investimento em imóveis é uma ótima proteção contra a inflação, pois são ativos reais. 

A valorização do imóvel dependerá principalmente de sua LOCALIZAÇÃO e de algumas outras questões, como:

– Tempo de uso

– Conforto 

– Área de lazer

– Vagas na garagem 

– Personalização para o público alvo – explicaremos em detalhes abaixo 

Basicamente, para que um imóvel seja valorizado ele precisa atender o público ao qual se destina. Imagine o exemplo de um apartamento que tem como público profissionais recém-formados, esse imóvel não precisará de todo o aparato que um outro destinado às famílias.

Claro que nós estamos simplificando muito os termos da valorização. O intuito é fazer você entender que não existe uma fórmula pronta, tudo depende do objetivo de cada investimento. 

 

Saiba mais: FGTS na compra do Imóvel, veja como funciona!

 

Quais são os imóveis com maior liquidez?

 

Mais uma vez nós teremos que contar com cada caso para pensarmos quais são os imóveis que possuem maior liquidez.

Uma matéria da InfoMoney mostra que, apesar do que o senso comum possa pensar, os imóveis de luxo representam uma liquidez tão grande quanto as casas mais simples.

Isso acontece, sobretudo, porque alguns locais com preços mais baixos também estão malcuidados ou não recebem a atenção devida das imobiliárias. 

Sendo assim, a melhor solução está em investir na diversidade. Ter uma carteira com imóveis de luxo e também imóveis populares é uma das alternativas.

 

Existe imóvel ideal?

 

Bem, agora você certamente já é capaz de concluir que não existe um imóvel ideal. Por outro lado, também podemos afirmar com bastante segurança que a escolha do investimento será crucial para o seu sucesso como investidor. 

Na hora de fazer essa escolha você precisa considerar algumas questões, como:

– Informações disponíveis sobre o investimento: como é o seu relacionamento com a equipe de corretores? Você tem todas as dúvidas resolvidas? 

– Solidez no mercado: você irá comprar esse imóvel de uma empresa que já atua no mercado, ou vai arriscar aquele investimento estranho de um desconhecido?

– Objetivos do investimento: nenhum investidor começa sem estabelecer um objetivo claro, quantificável, para saber se os passos estão no caminho certo. 

 

Veja em detalhes: Os tipos de imóveis mais comuns para investir

 

Como descubro o meu perfil de investidor? 

 

Para saber o seu perfil de investidor nós vamos apontar as qualidades para cada modelo de investimento imobiliário, então você será capaz de saber se prefere investir em imóveis usados, ou apartamentos de alto padrão, quem sabe projetos na planta, etc. 

– Residenciais na planta: menor preço e alta possibilidade de valorização após o prédio construído. Grande retorno financeiro.

– Imóveis usados: oportunidades escondidas. É possível encontrar imóveis incríveis por preços sedutores.

– Comerciais: contratos longos. Imóveis comerciais são alugados por 30 meses, no mínimo. O que garante um compromisso maior entre as duas partes. Você saberá que seu inquilino irá ficar por muito tempo no seu imóvel, além de aluguéis proporcionalmente maiores que os apartamentos para moradia.

– Terrenos: preços mais baixos. Assim como os imóveis na planta, os terrenos precisam de um investimento inicial comparativamente muito menor que os demais modelos. 

– Fundos imobiliários fazem parte de outra categoria de investimento. Também conhecidos como FII, eles estão atrelados aos altos e baixos da Bolsa. Necessitam de uma abordagem completa e conhecimento extenso sobre investimento. 

 

O maior segredo para investir no mercado imobiliário

 

Para poder crescer e garantir que seu investimento tenha o retorno ideal, você precisará contar com uma equipe de profissionais especializados e competentes. E temos certeza de que você já sabe disso. 

A Egydio do Santos tem orgulho de afirmar que fazemos parte a quase 40 anos desse mercado, e ajudamos a tornar a cidade de Ribeirão Preto um dos polos no investimento imobiliário. 

Veja como o empreendimento Trivilato rendeu mais de 30% em 2 anos aos seus investidores. Lição na prática de tudo o que foi dito nesse artigo.

Gostou do artigo? Compartilhe!

relacionados

leia o artigo
outubro de 2025

Apartamento automatizado x apartamento tradicional: qual vale mais a pena?

Imagine chegar em casa após um dia longo de trabalho e, com um simples toque no celular, as luzes se acendem, a temperatura do ambiente se ajusta e sua música favorita começa a tocar. Esse é o cotidiano de quem vive em um apartamento automatizado, onde tecnologia e praticidade se unem para transformar a experiência […]

leia o artigo
setembro de 2025

Revestimento em porcelanato: estética e praticidade em um só material!

Quando pensamos em montar ou reformar um lar, uma das escolhas que mais fazem diferença no resultado é o revestimento. Ele, além de definir o estilo dos ambientes, também interfere na rotina de quem mora ali. Um dos tipos mais procurados (e elogiados) é o revestimento em porcelanato. Ninguém quer uma casa bonita, mas que […]

leia o artigo
setembro de 2025

Como escolher o apartamento ideal para sua rotina?

Escolher o apartamento ideal para sua rotina não precisa ser um bicho de sete cabeças. Mais do que fotos bonitas em anúncios ou aquele “uau” quando você entra no decorado, a escolha deve levar em conta algo muito mais simples: sua rotina. Afinal, é ali que você acordará todos os dias, vai preparar o café, […]

leia o artigo
julho de 2025

Quais os principais eventos de Ribeirão Preto?

Se você acha que no interior não existem opções de lazer, está enganado! Em Ribeirão Preto, existem eventos o ano todo, e para todos os gostos! Seja para quem gosta de curtir um rock, dançar forró agarradinho ou ficar por dentro dos lançamentos literários. Participar dos eventos da cidade é uma ótima chance de se […]

leia o artigo
julho de 2025

Quais as vantagens de morar no interior de São Paulo?

Segundo um levantamento feito pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ipec, cerca de 65% dos moradores da capital paulista mudariam de cidade se pudessem. Uma das escolhas é o interior do estado. Muitas pessoas estão saindo de São Paulo porque cansaram da correria, do trânsito e do custo alto para viver, então […]