fevereiro de 2019

Continuar no aluguel ou comprar um apartamento?

 

A vida é composta por fases feitas de desafios. Tem a fase dos estudos, quando escolhemos o curso e a faculdade. Depois a fase de estabelecer-se, conquistar novos trabalhos, crescer profissionalmente. A terceira é da busca por estabilidade, quando decidimos onde morar. É aí que chega a pergunta: alugar ou comprar um apartamento?

Embora seja uma pergunta crucial, a resposta pode levar tempo para aparecer. Não é por menos, ela influenciará muitos anos das nossas vidas. 

Para ajudar, decidimos criar um artigo elencando vários aspectos sobre alugar ou comprar imóveis. Assim você poderá decidir entre: continuar no aluguel ou comprar um apartamento?

Boa leitura!

As vantagens em alugar imóveis

Quais são as particularidades que fazem desse modelo atrativo e como fazer para tirar bom proveito de uma locação.

Contratos de curto-prazo ao alugar imóveis

Essa vantagem certamente chama a atenção quando o assunto é manter uma certa mobilidade. Como alguns imóveis possuem contratos curtos, a locação acaba ganhando preferência.

Pense na possiblidade de conquistar uma promoção e precisar mudar de cidade. Com uma locação, será muito mais fácil esperar o contrato encerrar e organizar a mudança. Apenas lembre-se, as locações são feitas com algumas ressalvas, então é bom conhecer bem os termos do contrato. 

Alugar imóveis pode acarretar em menores gastos

Vamos pensar nos gastos mensais para alugar imóveis. No modelo de locação, excluindo as contas e os gastos pessoais, você terá que arcar com a duplinha: aluguel + condomínio. 

Esse valor costuma ser menor quando comparado com a dupla da compra: financiamento + condomínio. 

Normalmente, e precisamos reforçar, normalmente, o valor do financiamento é maior do que o valor do aluguel. Então, em números mensais, alugar um apartamento pode significar economia. 

Não se trata de uma regra. Nosso exemplo lida com o que normalmente acontece no mercado. Nesse caso a pesquisa será importante, vale a pena ligar para uma imobiliária da sua confiança. 

Alugar apartamento garante certa flexibilidade

Como nós dissemos no primeiro exemplo, o modelo de locação garante certa flexibilidade que não está presente ao comprar um imóvel. Anteriormente dissemos que os contratos são curtos e fáceis de aguardar o término, mas nada impede você de encerrá-los antes da hora.

Precisou mudar de cidade ou vai precisar de um quarto novo para a chegada do bebê? O modelo de locação será perfeito para esse caso.  

Quando você aluga um apartamento tem a possibilidade de romper o contrato – sempre lembrando que acarretará uma multa – e depois estará livre para procurar outro imóvel. 

As vantagens em comprar imóveis

Ao alugar imóveis você estará adquirindo um produto e pagando por ele – mas apenas pelo tempo pré-estabelecido. Contudo, ao comprar imóveis você estará indo além da aquisição de um produto, estará conquistando independência financeira. Vejamos!

Comprar imóveis significa investir!

Começaremos com a primeira e grande vantagem ao optar por comprar imóveis. Ao comprar o imóvel você estará decidindo por um investimento.

Investimento, como você sabe, é a capacidade de aplicar o seu dinheiro para que ele gere lucros. Os lucros serão um modo de consegui-lo de volta e ainda garantir uma renda fixa. 

Dica valiosa: para comprar um investimento realmente sólido é preciso procurar uma construtora de confiança

Como confiar em uma construtora? Entre em contato com ela e faça muitas perguntas, conheça seu histórico no mercado, veja o feedback de clientes antigos e analise como são seus projetos anteriores.

Ao comprar um imóvel você poderá reformá-lo como desejar

Aqui está outra boa vantagem da compra do imóvel: poder investir nas reformas. Esse investimento irá além das pequenas mudanças pontuais. Lembrando que as reformas são ótimas maneiras de valorizar um imóvel. 

Quando alugamos um apartamento as nossas possibilidades de transformação são limitadas. Por outro lado, ao comprar um imóvel você poderá, por exemplo, criar uma tão desejada cozinha americana – apenas garanta que a estrutura seja ideal para a reforma. 

Outra dica: Aplicar a cor do ano é uma forma de valorizar o seu investimento. 

Como saber quais são as reformas ideais? Nós temos um artigo que fala sobre a valorização dos imóveis, dê uma conferida. 

Recupere o investimento ao alugar seu imóvel

Agora vamos fazer um exercício de imaginação: você comprou o seu imóvel, ele está perfeito e sob medida para as suas necessidades. Então uma promoção na empresa acontece ou a vinda do bebê exige um quarto extra, o que fazer? 

Bem, você vai fazer exatamente o que nós dissemos que faria nos exemplos dos apartamentos alugados, a diferença é que agora você não pagará multa alguma nem precisará esperar o contrato acabar. 

Seu imóvel é toda a mobilidade que você precisa e a certeza de um investimento

Após comprar e investir no apartamento, você poderá colocá-lo no mercado para locação. Assim gerará uma renda fixa com o aluguel. 

Claro que a renda dependerá de alguns fatores: tipo do imóvel, localização, reformas, condomínio. Entretanto, é possível dizer com certa segurança que a renda de um aluguel é sólida e constante.

Alugar ou comprar um apartamento? O que nós decidimos?

Depois de conversarmos ficou bastante evidente que os dois modelos possuem vantagens, mas quando somamos os resultados, comprar imóveis está na frente. 

O grande segredo para comprar imóveis é aproveitar as oportunidades. Quem são as oportunidades? Empreendimento único, com preço justo, alta qualidade e certeza de valorização. 

Para finalizar o artigo nós vamos deixar-lhe com uma oportunidade. Clique no link e conheça todas as vantagens que lhe aguardam. 

Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato conosco. Estamos disponíveis também pelo WhatsApp.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

relacionados

leia o artigo
abril de 2025

Imóveis de alto padrão: tendência e oportunidades para investidores

O mercado imobiliário brasileiro está em constante transformação, e um dos segmentos que mais se destaca atualmente é o de imóveis de alto padrão.  Com uma demanda crescente por sofisticação, qualidade de vida e segurança, este nicho tem atraído cada vez mais a atenção de investidores que buscam rentabilidade aliada à solidez patrimonial. Por que […]

leia o artigo
abril de 2025

Academia, coworking, lazer completo e rooftop: o diferencial dos novos empreendimentos imobiliários

Os empreendimentos imobiliários modernos estão redefinindo o conceito de moradia ao oferecer uma infraestrutura completa, que une qualidade de vida, comodidade e praticidade.  Espaços como academias equipadas, ambientes de coworking, rooftops sofisticados e áreas de lazer diferenciadas se tornaram decisivos na escolha de um novo imóvel.  Esses diferenciais não apenas elevam a experiência de moradia, […]

leia o artigo
março de 2025

Cidades em forte crescimento: como cidades do interior se tornaram a nova tendência do mercado imobiliário

Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem passado por mudanças significativas, e uma das principais tendências observadas é o crescimento do interesse por cidades do interior que oferecem qualidade de vida, infraestrutura robusta e potencial de valorização.  Entre essas cidades, Ribeirão Preto se destaca como um dos principais polos de atração para investidores e compradores […]

leia o artigo
fevereiro de 2025

Plantas ideais para apartamentos: dicas de decoração viva

Você já se imaginou entrando em casa e sendo recebido por um oásis verde, cheio de vida e frescor? Essa é a magia da decoração com plantas!  Trazer a natureza para dentro do seu apartamento não é apenas uma tendência, é uma forma inteligente e acessível de transformar seu lar em um refúgio de bem-estar.  […]

leia o artigo
fevereiro de 2025

Vale a pena investir em imóveis em 2025?

Investir em imóveis sempre foi uma estratégia popular entre os brasileiros que buscam segurança e valorização do seu capital. No entanto, com as mudanças constantes no mercado e a economia em evolução, é natural ter dúvidas sobre a viabilidade deste investimento em 2025.  Vamos explorar como foi a valorização dos imóveis ao longo de 2024 […]