setembro de 2024

Como avaliar a valorização de um imóvel antes da compra?

Comprar um imóvel é uma das decisões financeiras mais importantes que você pode tomar. Além de ser um local para viver e investir, a compra envolve a expectativa de que o bem se valorize com o tempo.

Mas quanto valoriza um imóvel? Investimento imobiliário é rentável e seguro? Como prever essa valorização antes de assinar o contrato?

Vamos entender os principais fatores que influenciam a valorização de um imóvel e como avaliar cada um deles antes da compra. É só seguir a leitura.

O que avaliar em um imóvel?

Localização

A localização é, sem dúvida, o fator número um quando se trata de valorização imobiliária. Imóveis bem localizados tendem a se valorizar mais rapidamente e de forma consistente ao longo do tempo.

Isso acontece porque empreendimentos situados perto de parques, escolas, faculdades, hospitais, comércios, supermercados e shoppings agregam muito valor útil à rotina do morador/locatário. Afinal, é unânime a busca por comodidade, e essas facilidades tornam o dia a dia mais prático.

Os bairros com maior índice de valorização serão sempre os mais bem localizados e com estrutura de apoio ao morador maior e mais próxima, seja ela comercial, residencial ou de lazer.

O bairro Ribeirânia é um excelente exemplo, e é onde encontra-se o Atrio Residencial, um lançamento de alta valorização pela localização. Além de estar em um dos bairros mais promissores de Ribeirão Preto, ele oferece fácil acesso a vias importantes e está rodeado de conveniências, como o Novo Shopping, faculdade Unaerp, Hospital São Francisco, Parque Curupira, entre outras.

Qualidade da construção

A qualidade dos materiais usados na construção e o acabamento do projeto é um aspecto fundamental para prever a valorização de um imóvel.

O uso de materiais modernos, de alta qualidade e longa durabilidade, como granito, mármores e porcelanatos nos revestimentos, garante maior valorização. Imóveis com bom acabamento atraem mais compradores e mantêm o valor ao longo do tempo. Fora isso, tendem a ter maior durabilidade e custos menores de manutenção.

Sustentabilidade e inovação

No mesmo lado da moeda, temos a sustentabilidade como uma das grandes responsáveis por garantir a valorização de um empreendimento.

Soluções que visam a redução de custos e um menor impacto ambiental estão ganhando destaque, e isso é um fator decisivo para muitos compradores.

O Atrio, por exemplo, conta com automação na iluminação, que além de proporcionar conforto e personalização dos ambientes, garante economia de energia. Com sistemas inteligentes, você pode controlar as luzes à distância, tornando o consumo mais eficiente.

Perceba que o número de pessoas que buscam apartamentos com essa infraestrutura está aumentando, e ter esse diferencial não só valoriza o imóvel, como também atende a uma demanda crescente de compradores e locatários que pensam em sustentabilidade.

Oferta de lazer

A tendência de morar em lugares que oferecem mais do que apenas um “lugar para dormir” está em alta. Logo, quando avaliamos um imóvel, é importante pensar na qualidade de vida que ele proporciona.

Ter áreas de lazer à disposição, como piscinas, jacuzzi, playgrounds, academia, salão de festas e espaços verdes, é um grande atrativo para famílias.

Pense comigo: quando conforto e praticidade estão no próprio condomínio, o morador economiza tempo e dinheiro, sem precisar pagar por clubes ou academias externas.

É por isso que empreendimentos que investem em áreas de lazer bem planejadas e decoradas, com opções para atividades físicas, descanso e convivência, atraem um perfil de comprador mais exigente, disposto a pagar mais por esses diferenciais.

DICA-BÔNUS

Sempre busque em um imóvel o que você (proprietário) não poderá alterar e/ou reformar no futuro por conta própria, ou seja, as principais atratividades de um investimento imobiliário sempre estarão ligadas às características desse imóvel que são permanentes ou de difícil alteração. Exemplo principal desse item é a localização, peça-chave de qualquer investimento. Podem-se analisar também fatores como fachada moderna e imponente (a qual individualmente o proprietário sempre irá se beneficiar) ou áreas comuns e de lazer completas, que irão gerar mais atratividade ao imóvel e consequentemente aumentando o seu valor de mercado.

O que pode desvalorizar um imóvel?

Assim como existem fatores que aumentam a valorização, alguns podem desvalorizar um imóvel.

Infraestrutura do bairro

Um bairro sem infraestrutura adequada, como ruas mal pavimentadas ou falta de serviços essenciais, pode desvalorizar o imóvel.

Problemas estruturais

Verifique sempre a qualidade da construção e se há problemas como rachaduras, infiltrações ou falhas no acabamento.

Mau uso do espaço

Imóveis com ambientes mal distribuídos, em que os cômodos são muito pequenos ou mal projetados, podem perder valor. Convenhamos, ninguém quer morar em um lugar onde a cozinha é apertada ou a sala de estar não comporta os móveis adequadamente.

Alta manutenção

Imóveis antigos ou com falhas construtivas podem se tornar uma grande barreira na tentativa de se valorizar um empreendimento imobiliário. Os altos custos de manutenção preventiva e corretiva de um imóvel, assim como custos de condomínio elevados, podem gerar uma barreira grande de entrada para novos compradores e investidores, diminuindo assim o valor de mercado de um imóvel.

Procure sempre imóveis novos, com baixa manutenção e poucos custos de condomínio. Estes serão sempre os preferidos e que terão a maior rentabilidade do mercado.

Qual o índice de valorização de imóveis?

O índice de valorização de imóveis varia bastante de acordo com a localização, as condições do mercado imobiliário e a qualidade do empreendimento.

Tenha em mente que imóveis bem localizados, com boa infraestrutura tendem a se valorizar mais rápido. Em regiões metropolitanas e bairros em expansão, o índice de valorização deve superar a inflação (IPCA) e ainda adicionar um prêmio ao investidor.

Veja abaixo a rentabilidade dos últimos empreendimentos entregues em Ribeirão Preto pela Construtora Egydio dos Santos

Aqui estão alguns dos principais índices:

● INCC (Índice Nacional de Custo da Construção): ele mede a variação dos preços de materiais, mão de obra e serviços usados na construção civil. Usado em contratos de compra de imóveis na planta, esse índice reajusta o valor das parcelas ao longo do tempo, impactando diretamente o custo final do imóvel.

● IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado): usado principalmente para reajustar aluguéis, o IGP-M também pode ser utilizado em contratos de compra e venda de imóveis para ajustar parcelas. Ele reflete a inflação no mercado e ajuda a manter o poder de compra dos investidores.

● IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo): esse índice de inflação é referência para reajustes de aluguéis e financiamentos imobiliários. Quando o IPCA sobe, os custos relacionados ao financiamento também podem aumentar, afetando a valorização de imóveis.
● CDI (Certificado de Depósito Interbancário): revela a rentabilidade dos investimentos, sobretudo os de renda fixa, como CDB, LCI e LCA. Isso acontece porque a rentabilidade de investimentos do tipo é medida pela taxa CDI ou taxa DI, que é uma média feita a partir das transações entre os bancos

Esses índices são fundamentais para prever o comportamento do mercado e estimar a valorização ou desvalorização de um imóvel ao longo do tempo.

Antes de bater o martelo, considere acompanhar esses indicadores. Eles vão te ajudar a tomar decisões mais embasadas.

De maneira geral, a compra de um imóvel envolve a avaliação de todos os fatores mencionados acima.

É por isso que a Egydio dos Santos se preocupa em oferecer empreendimentos que se destacam pela localização estratégica, qualidade da construção e infraestrutura completa, sempre acompanhando as tendências do mercado.

Tudo isso garante que seu investimento se valorize com o tempo, proporcionando mais segurança e retorno financeiro.

Se você está pensando em adquirir um imóvel que valorize a longo prazo, visite o apartamento modelo do Atrio hoje mesmo, localizado na Rua Francisco Riccioni, 231, ou chame a gente no WhatsApp (16) 99100-2222 para conversar.

Gostou do artigo? Compartilhe!

relacionados

leia o artigo
julho de 2025

Quais os principais eventos de Ribeirão Preto?

Se você acha que no interior não existem opções de lazer, está enganado! Em Ribeirão Preto, existem eventos o ano todo, e para todos os gostos! Seja para quem gosta de curtir um rock, dançar forró agarradinho ou ficar por dentro dos lançamentos literários. Participar dos eventos da cidade é uma ótima chance de se […]

leia o artigo
julho de 2025

Quais as vantagens de morar no interior de São Paulo?

Segundo um levantamento feito pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ipec, cerca de 65% dos moradores da capital paulista mudariam de cidade se pudessem. Uma das escolhas é o interior do estado. Muitas pessoas estão saindo de São Paulo porque cansaram da correria, do trânsito e do custo alto para viver, então […]

leia o artigo
julho de 2025

Conheça o Apartamento Modelo Atrio Ribeirânia

Atenção: você está convidado para a inauguração do apartamento modelo Atrio Ribeirânia, onde poderá explorar todos os detalhes dos novos acabamentos e o padrão excepcional de entrega.  A partir do dia 01/07/2025, receberemos você em nossa obra para conferir de perto revestimentos modernos, sistemas de automação residencial com comando de voz e os belíssimos kits […]

leia o artigo
julho de 2025

Quais os maiores erros ao adquirir um imóvel para Airbnb e como evitá-los?

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Computação, existem mais de 6,6 milhões de anúncios ativos no Airbnb, divididos em mais de 220 países e regiões. Apesar de ser um negócio com potencial de lucro, é preciso ficar de olho nos maiores erros ao adquirir um imóvel para Airbnb. Essa é uma ótima […]

leia o artigo
junho de 2025

Imóvel em lançamento: por que investir nessa fase garante as melhores oportunidades

Em 2024, o número de lançamentos de imóveis aumentaram 18,6%, de acordo com o CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Mas, será que vale mesmo a pena comprar um imóvel em lançamento? Neste texto, explicaremos porque essa é uma fase estratégica para quem quer investir ou conquistar o seu imóvel e os benefícios de […]